Quantcast
Channel: Rosane de Oliveira
Viewing all articles
Browse latest Browse all 122

Uma etapa termina, outra começa

$
0
0

Costumo brincar com os estudantes de Jornalismo que eu sou a tia do tiranossauro Rex, mas preciso confessar que um dos meus medos, como jornalista, é ficar conhecida como… a avó do mais antigo dinossauro encontrado na região de Santa Maria. Foi por isso que abracei com entusiasmo, em 2007, a ideia de ter um blog em zerohora.com. À época, blog era inovação.

Éramos poucos e tínhamos o luxo de contar com assistentes da qualidade de Paulo Germano e Michele Iracet, dois queridos que muito me ajudaram a incrementar o “Blog da Rosane”. Além de notas de política, meu blog tinha crônicas de outros temas e até uma sessão chamada Música na Madrugada, em que publicávamos vídeos do YouTube. No início, os comentários eram espirituosos e respeitosos _ com algumas exceções. As críticas me estimulavam a melhorar. Depois, com o acirramento das paixões políticas, o nível dos comentários foi baixando e eu comecei a perder a vontade de escrever no blog, incomodada com as pessoas que se escondem atrás de um pseudônimo para agredir quem pensa diferente. Ser chamada de “blogueira” me soava como uma ofensa. Ler os ataques de um leitor a outro me desestimulava.  Nos últimos tempos, vinha publicando apenas a abertura da coluna. E me sentia traindo os assinantes ao oferecer o produto do meu trabalho na área aberta do site.

A partir de hoje, o blog fica congelado. Nasce em seu lugar uma página digital que reunirá minha produção em texto, áudio e vídeo. Ela estará em zerohora.com/rosanedeoliveira. Nesse novo espaço vou continuar publicando análises políticas, informações exclusivas e entrevistas, mas também questionamentos, cobranças, dicas (que podem ser de livros, filmes, viagens ou qualquer coisa que deseje compartilhar com os leitores de ZH) e crônicas sobre temas diversos.

Não respiro política o dia inteiro. Sei que os leitores também não. Aqui quero falar também de causas que me movem, como campanhas de combate à violência no trânsito ou de proteção à criança. Neste espaço democrático, o comentário dos leitores será valorizado, mas dispenso a participação anônima e destrutiva. Como diz a Constituição, é livre a manifestação de pensamento, vedado o anonimato.

Na página, reservei um cantinho especial para o meu perfil no Twitter, o @rosaneoliveira. Porque é por essa rede que publico as informações mais urgentes, faço cobertura ao vivo em posts de 140 caracteres e provoco debates. Chegando aos 60 mil seguidores, tenho a alegria de constatar que, pela repercussão, meu perfil é considerado um dos mais relevantes entre os jornalistas brasileiros, segundo o termômetro Klout Score.

Conto com a colaboração de vocês para fazer desta página uma ponto de encontro de pessoas interessantes.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 122

Latest Images





Latest Images